Performance
10 de maio de 2022O SAG é o ajuste da pré-carga da mola do amortecedor. Ele é muito importante para o equilíbrio da moto.
O ajuste deve ser feito com a moto com seus respectivos fluidos ( gasolina de corrida,óleo motor, ativo radiador), além disso o piloto deve estar com todo o equipamento de proteção.
Colocar a moto em um cavalete a fim de suspender as rodas do chão e medir com cuidado a distancia do parafuso de fixação do para-lama traseiro ao centro do eixo da roda (medida R1).
Retirar a moto do cavalete, e o piloto deve sentar em posição de pilotagem equipado, com os dois pés no estribo, para isto é necessário que uma pessoa segure a moto!
Com a moto no chão, outra pessoa deve medir novamente a mesma distancia (medida R2), faça o movimento na suspensão apertando algumas vezes e antes de medir e deixe voltar naturalmente.
Assim podemos dizer por exemplo:
Se caso tivéssemos realizado as medições e chegado as medidas:
R1=650mm
R2=550mm
Race SAG=R1-R2 ou seja Race SAG=650-550
Race SAG=100mm
Agora vamos medir o SAG LIVRE:Nada mais é do que medir a moto sem o piloto após a regulagem do Race SAG para saber se a mola é indicada para seu peso.
Assim podemos dizer que:
SAG Livre= R1-R3 Ex: SAG Livre=650-615
SAG Livre=35mm
Neste caso significa que se o valor fosse menor que 25mm a mola seria fraca para o Piloto, e se o valor fosse maior que 45mm a mola seria muito forte para o piloto.
Recomendações de Race SAG:
Cilndrada 50cc-65cc 85cc-100cc 125cc-650cc
Race Sag 70mm 95mm-102mm 102mm-120mm
Free Sag 25mm-35mm 25mm-35mm 25mm-45mm
Lembrado que pode haver variações conforme especificação do fabricante ou recomendação técnica.
1 Comment
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