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10 de maio de 2022Cuidados com a Suspensão
10 de maio de 2022Existem dois tipos de pesos em uma Moto de Motocross:
Suspenso e não suspenso.
Suspenso: É o chassi completo, incluindo todas as peças que estão suspensos acima da mola do amortecedor, é considerado peso suspenso. Isso inclui o quadro, motor, plástico, controles, guidão, tubos do garfo superiores e corpo amortecedor. É chamado de peso suspenso porque molas são usados para mantê-lo para cima e para o isolar os solavancos que as rodas recebem.
Peso não suspenso: É a massa que fica abaixo das molas (garfos inferiores, pinças de freio, rotores, raios, braço oscilante, links, pneus, câmaras de ar, correntes e aros). O peso não suspenso está ligado mais ao solo do que as partes acima dela.Quando você recebe um impacto, os componentes não suspensos comprimem no chassi para absorver o impacto.
1.) Como é que o peso não suspenso afeta a ação da suspensão? A Suspensão da sua moto está em constante movimento. Se ele não está comprimindo, ela está se estendendo. Na parte superior e inferior do impacto da suspensão totalmente no fundo, cobre para fora ou em algum lugar entre-as rodas devem mudar de direção mais rapidamente possível. O menor peso pendurado a partir dos componentes da suspensão, é mais fácil para a massa das rodas parar e acelerar em sentido oposto. Não é nenhum segredo que quanto mais rápido a roda reage melhor a suspensão será, porque o próxima impacto está chegando mais rápido do que o mecanismo pode responder. Quanto menor o peso não suspenso, menos sua suspensão ira precisar amortecer, e mais suave ira se mover.
2.) Pode um piloto sentir o peso não suspenso? Sim, ele poderia, se ele tiver a oportunidade de comparar a moto com quantidades diferentes de peso não suspenso .
O valor de menos peso não suspenso é mais significativa em relação repetitivos,impactos de alta frequência (como a travagem e aceleração solavancos). Por quê? Quanto mais peso você carrega nas rodas, mais o amortecedor tem de se esforçar para levar a massa para uma parada. Como os esforços de amortecimento com o peso, a suspensão e as rodas pulão sobre as colisões e a moto se torna instável. O peso não suspenso não é sentido tanto em impactos de grande amplitude, impactos espaçados e recepções de saltos, esses são movimentos singulares (não repetitivos).
3.) Menos peso não suspenso virar melhor? Sim, mais leve pneus, tubos, rotores e coroas reduzem o efeito giroscópio das rodas . Com menos giroscópio, a moto dirige mais leve, e acelera mais progressivo.
4.) O que os Preparadores fazem para diminuir o peso não suspenso de suspensão? Primeiro, eles invertem a suspensão de cabeça para baixo. Eles trocam as partes mais pesadas do amortecedor e suspensão diretamente ao chassi. No amortecedor, deixam apenas o eixo e a mola para baixo. As suspensões upside-down mantém a parte mais pesada longe da roda.
5.) O peso de uma mola é suspenso ou não suspenso? Enquanto o chassis flutua sobre o as molas do amortecedor e suspensão, como se as esperais da mola fizessem parte do mecanismo não suspenso, as rodas empurram molas, e elas ficam como se fossem parte do peso suspenso do chassis.Assim, o peso das molas é dividido entre 50/50 sendo peso suspenso e peso não suspenso. Tal como acontece com todas as coisas científicas, há uma escola de engenharia que considera o peso da mola diferente do peso suspenso e não suspenso –assim os engenheiros referem-se em “. Peso híbrido”
6.) Todo o peso não suspenso é o mesmo ? Não. Quanto mais longe estiver localizado o peso do eixo da balança, mais rápido e mais longe ele se move ,e quanto mais rápido, mais ele é forçado a mudar de direção. Quanto mais próximo o peso esta do eixo da balança, menos irá afetar o desempenho da suspensão. Com essas informações, você pode ver porque as rodas, pneus, eixos e freios têm o maior impacto sobre o peso não suspenso.
7.) O que você pode fazer para diminuir o peso não suspenso? Não adicione peças pesadas. Muitos pilotos começam a adicionar coisas na moto onde dói demais. Exemplos clássicos são guias pesados , correntes com o-ring, pneus , camará de ar, coroas , disco de freios …as. equipas de fábrica gastam muito dinheiro para diminuir o peso não suspenso. A maioria que trabalha nas motos têm centros de magnésio, parafusos de ligação de titânio, eixos Ti, alumínio , raios , molas de choque de titânio, guias de corrente de fibra de carbono e magnésio (ou berílio) pinças de freio.
8.) Então o que você pode fazer? Comece a prestar atenção para as partes não suspensas . Compare tudo o que você substitui com o peso das peças originais. Mantenha uma imagem grande em mente. Uma onça aqui, e uma onça ali acrescenta-se a uma redução de um quilo de peso não suspenso. Diz-se que uma redução de um quilo de peso não suspenso, é igual a uma redução de sete quilos no peso suspenso. Assim, se você estiver indo para gastar dinheiro em peças leves, concentre-se em peso não suspenso.
Informações cedidas da empresa MB1 suspension USA.